Os hidratos de carbono têm o maior impacto na glicemia!2
Evite alimentos processados, uma vez que contêm calorias vazias. Em vez disso, prefira legumes e alimentos "naturais". Vigie a ingestão de hidratos de carbono e teste regularmente o seu nível de glicemia.
Os hidratos de carbono são nutrientes que fornecem a maior parte da energia para o seu corpo. Por isso, são muito importantes quando se trata de uma alimentação saudável! Existem diferentes tipos de hidratos de carbono, que influenciam os níveis de glicemia de formas diferentes (rápida ou lentamente). Isto significa que tem de ter cuidado com o tipo e a quantidade de hidratos de carbono que ingere.
Tem curiosidade em saber a quantidade de hidratos de carbono que ingere?
Comece já a contar os hidratos de carbono4 das suas refeições, bebidas e snacks! O rótulo nutricional indica a quantidade de hidratos de carbono que o alimento contém. No caso dos alimentos sem rótulo, como os produtos frescos, pode estimar a quantidade de hidratos de carbono que contêm. Se registar a sua ingestão de hidratos de carbono e os seus níveis de glicemia antes e depois de comer, a sua equipa de saúde pode ver como o seu corpo reage a diferentes refeições, ajustar a sua medicação individual (se precisar de alguma) e o seu plano de refeições, em conformidade. Fale com o seu médico sobre a melhor dieta para si.
Conte os seus hidratos de carbono4
Dependendo da quantidade dos diferentes tipos de hidratos de carbono que ingerir, o seu nível de glicemia aumentará rápida ou lentamente. Por conseguinte, a contagem de hidratos de carbono é uma boa forma de gerir os seus níveis de glicemia.
Dieta e exercício
Um plano alimentar individual e atividade física regular fazem sempre parte do plano terapêutico. Os profissionais de saúde recomendam geralmente exercício de intensidade moderada durante pelo menos 30 minutos por dia, na maioria dos dias. Isto pode incluir caminhadas rápidas, natação ou ioga pré-natal.3