Diabetes Gestacional

Diabetes durante a gravidez

Durante a gravidez, pode desenvolver níveis elevados de glicemia (a chamada diabetes gestacional).

Saiba mais sobre as causas da Diabetes Gestacional, os efeitos no seu bebé e em si como mãe, bem como a forma como a Diabetes Gestacional pode ser tratada.

Causas da Diabetes Gestacional1

A causa exata da diabetes gestacional ainda não é conhecida. Uma das razões pode ser o facto de as hormonas libertadas pela placenta, que ajudam o bebé a crescer, impedirem que a insulina funcione corretamente no corpo da mãe. A isto chama-se "resistência à insulina".

A diabetes gestacional desenvolve-se quando o corpo da mãe não consegue produzir insulina suficiente para as necessidades adicionais durante a gravidez.

A insulina é necessária para fazer com que o açúcar passe do sangue para as células, onde é transformado em energia. Se não houver insulina suficiente, os níveis de glicemia tornam-se demasiado elevados (a chamada hiperglicemia).

Pregnant woman
Healthy eating during pregnancy

Consulte sempre o seu profissional de saúde antes introduzir alterações no seu estilo de vida, tratamento, dieta ou programa de exercício físico.

Hábitos alimentares saudáveis durante a gravidez5

Comer de forma saudável é uma parte importante de qualquer gravidez, sendo particularmente importante para as mulheres com Diabetes Gestacional. De um modo geral, devem ser seguidos os princípios de uma alimentação saudável:

Os hidratos de carbono têm o maior impacto na glicemia!2

Evite alimentos processados, uma vez que contêm calorias vazias. Em vez disso, prefira legumes e alimentos "naturais". Vigie a ingestão de hidratos de carbono e teste regularmente o seu nível de glicemia.
Os hidratos de carbono são nutrientes que fornecem a maior parte da energia para o seu corpo. Por isso, são muito importantes quando se trata de uma alimentação saudável! Existem diferentes tipos de hidratos de carbono, que influenciam os níveis de glicemia de formas diferentes (rápida ou lentamente). Isto significa que tem de ter cuidado com o tipo e a quantidade de hidratos de carbono que ingere.

Tem curiosidade em saber a quantidade de hidratos de carbono que ingere?
Comece já a contar os hidratos de carbono4 das suas refeições, bebidas e snacks! O rótulo nutricional indica a quantidade de hidratos de carbono que o alimento contém. No caso dos alimentos sem rótulo, como os produtos frescos, pode estimar a quantidade de hidratos de carbono que contêm. Se registar a sua ingestão de hidratos de carbono e os seus níveis de glicemia antes e depois de comer, a sua equipa de saúde pode ver como o seu corpo reage a diferentes refeições, ajustar a sua medicação individual (se precisar de alguma) e o seu plano de refeições, em conformidade. Fale com o seu médico sobre a melhor dieta para si.

Conte os seus hidratos de carbono4
Dependendo da quantidade dos diferentes tipos de hidratos de carbono que ingerir, o seu nível de glicemia aumentará rápida ou lentamente. Por conseguinte, a contagem de hidratos de carbono é uma boa forma de gerir os seus níveis de glicemia.

Dieta e exercício
Um plano alimentar individual e atividade física regular fazem sempre parte do plano terapêutico. Os profissionais de saúde recomendam geralmente exercício de intensidade moderada durante pelo menos 30 minutos por dia, na maioria dos dias. Isto pode incluir caminhadas rápidas, natação ou ioga pré-natal.3

Efeitos sobre si enquanto mãe

Normalmente, a glicemia volta aos níveis normais após o parto. Mas se já o teve uma vez, existe duas hipóteses em três de que possa reaparecer em gravidezes futuras.

Por vezes, o diagnóstico de diabetes gestacional revela uma diabetes tipo 1 ou tipo 2 pré-existente. Se a diabetes já existia antes da gravidez, não desaparecerá e o tratamento terá de ser continuado após o parto.

As mulheres que tiveram diabetes gestacional correm o risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde durante vida.3.

Mother with her child
Newborn

Efeitos no bebé

A diabetes gestacional é normalmente diagnosticada na segunda metade da gravidez, enquanto o bebé está a crescer ativamente. A diabetes gestacional deve ser tratada para evitar consequências negativas para si e para o bebé!

Na diabetes gestacional, os níveis elevados de glicemia passam do sangue da mãe para o sangue do bebé. Se o nível de glicemia da mãe for mais elevado do que o normal, o bebé também recebe mais açúcar do que o normal. Armazenar esta energia extra faz com que o bebé cresça mais e pode levar a uma condição chamada Grande para a Idade Gestacional (GIG).

Devido à insulina adicional produzida pelo pâncreas do bebé, os recém-nascidos podem ter níveis muito baixos de glicemia à nascença e correm também um maior risco de ter problemas respiratórios. Os bebés que nascem com excesso de insulina tornam-se crianças com risco de obesidade e, na fase adulta, com risco de diabetes tipo 2.4

Tratamento da diabetes gestacional2

É importante seguir as recomendações do seu profissional de saúde e iniciar o tratamento prescrito o mais rapidamente possível, de acordo com o recomendado. O objetivo é manter os níveis de glicemia num intervalo saudável, comparável ao das mulheres grávidas sem diabetes gestacional.

Um plano alimentar individual e atividade física regular fazem sempre parte da terapêutica. Pode também ser necessário monitorizar a glicemia e administrar insulina. Controlar a diabetes gestacional com sucesso pode ajudar a reduzir o risco de um parto por cesariana, que pode tornar-se necessário se o bebé for demasiado grande.2

Pregnant couple doing yoga

Evitar a hipoglicemia6

O tipo e a duração da atividade física têm efeitos diferentes nos níveis de glicemia. Exercícios moderados podem baixar os níveis de glicemia. Certos medicamentos para baixar o açúcar, como a insulina, em combinação com exercício moderado prolongado, podem causar hipoglicemia (os níveis de glicemia baixam demasiado, o que pode tornar-se perigoso).

Fale com o seu médico se estiver a tomar algum medicamento para baixar os níveis de glicemia. Por outro lado, o exercício intenso pode aumentar os níveis de glicemia, uma vez que o corpo liberta o açúcar armazenado para fazer face às elevadas necessidades energéticas. Para ter a certeza, teste os seus níveis de glicemia antes e depois do exercício.

É importante controlar a glicemia durante a diabetes gestacional7

Para evitar as consequências negativas da diabetes gestacional, os seus níveis de glicemia devem ser mantidos dentro de um intervalo objetivo. A monitorização da glicemia é efetuada com um medidor de glicemia. Basta colher uma gota de sangue através de uma picada no dedo e o medidor indica a quantidade de açúcar no sangue nesse momento. Pergunte ao seu médico qual o seu intervalo objetivo individual de glicemia.

Como se preparar melhor para os testes de glicemia

A monitorização regular dos níveis de glicemia desempenha um papel fundamental na tomada de decisões de tratamento adequadas.8 Para obter resultados fiáveis, devem ser consideradas algumas preparações básicas ao efetuar um teste de glicemia:

  1. Uma vez que os vestígios de suor, humidade, etc. na pele podem influenciar as medições9, lave sempre as mãos com sabão e água morna, enxague-as e seque-as bem
  2. As lancetas são produtos de utilização única: Certifique-se de que utiliza uma lanceta nova para cada teste de glicemia
  3. Siga as instruções de acordo com o guia do utilizador do seu medidor de glicemia

Estes passos ajudarão a obter uma amostra de sangue limpa.

 

Sabia que?

Cientificamente comprovado, o CONTOUR®NEXT tem uma exatidão que excede quase 3x a norma exigida pela indústria8*†9, garantindo um melhor controlo glicémico.

A exatidão é importante para:

  • tomar decisões de tratamento, como o cálculo da dose de insulina10,11

  • reduzir o risco de hipoglicemia12

  • melhorar a sua HbA1c13 e reduzir as complicações a longo prazo14

Para mais informações e aconselhamento personalizado sobre Diabetes e Gravidez, contacte o seu profissional de saúde.

Fontes:

*Os requisitos mínimos de exatidão da Secção 6.3 da norma ISO 15197: 2013 exigem que ≥95% dos valores medidos se situem dentro de ±15mg/dL em concentrações de glicose <100mg/dL ou dentro de ±15% ≥100mg/dL do método de referência
Uma análise ad hoc demonstrou que 95% dos resultados estavam dentro do intervalo de erro ±5.3 mg/dL ou ±5,3% dos valores de referência laboratorial para concentrações de glicose <100mg/dL ou ≥100mg/dL, respetivamente

1. https://www.diabetes.org/diabetes/gestational-diabetes. Acedido em julho de 2024.
2. https://www.diabetes.org/diabetes/gestational-diabetes/how-to-treat-gestational-diabetes. Acedido em julho de 2024.
3. Noctor E, Dunne FP. Diabetes tipo 2 após diabetes gestacional: A influência da alteração dos critérios de diagnóstico. World J Diabetes. 2015 Mar 15;6(2):234-44. doi: 10.4239/wjd.v6.i2.234. PMID: 25789105; PMCID: PMC4360417.
4. https://www.diabetes.org/diabetes/gestational-diabetes/how-will-this-impact-my-baby. Acedido em julho de 2024.
5. https://www.diabetes.co.uk/gestational-diabetes/preventing-gestational-diabetes.html Acedido em julho de 2024.
6. https://diabetes.org/health-wellness/fitness/getting-started-safely. Acedido em julho de 2024.
7. Controlo da diabetes na gravidez: Standards of Medical Care in Diabetes — 2024; Diabetes Care 2024;47(Suppl. 1):S282– S294 | https://doi.org/10.2337/dc24-S015.
8. Pleus S et al (2022) User Performance Evaluation and System Accuracy Assessment of Four Blood Glucose Monitoring Systems With Color Coding of Measurement Results. J Diab Sci and Technol;1-9.
9. International Organization for Standardization. In vitro diagnostic test systems – requirements for blood-glucose monitoring systems for self-testing in managing diabetes mellitus (ISO 15197). International Organization for Standardization, Geneva, Switzerland, 2013.
10. Eichenlaub M et al (2023) Impact of Blood Glucose Monitoring System Accuracy on Clinical Decision Making for Diabetes Management. J Diab Sci Technol ;1-7 17 (3) 683-689.
11. Richardson J et al (2021) Impact of CONTOUR®PLUS ELITE Blood glucose monitoring system on bolus insulin dosing and blood glucose results variance. ePoster presented at the 14th International Conference on Advanced Technologies & Treatments for Diabetes (ATTD) 2–5 June.
12. Boettcher C et al (2015) Accuracy of Blood Glucose Meters for Self-Monitoring Affects Glucose Control and Hypoglycemia Rate in Children and Adolescents with Type 1 Diabetes. Diab Technol & Therap;17(4) http://doi.org/10.1089/dia.2014.0262.
13. Boye K.S et al (2022) Adv Ther 39:2208-2221. doi: 10.1007/s12325-022-02106-4.
14. Breton MD et al. (2010), Impact of blood glucose self-monitoring errors on glucose variability, risk for hypoglycemia, and average glucose control in type 1 diabetes: an in silico study. J Diab Sci Technol;4(3):562-570.