Todas as pessoas com diabetes tipo 1, e muitas com diabetes tipo 2, necessitam de administrar insulina todos os dias, de acordo com o esquema terapêutico recomendado pela equipa médica assistente. A forma como a insulina é administrada é um passo muito importante para que a glicemia fique controlada, por isso assista com atenção ao vídeo seguinte no qual especialistas em diabetes exemplificam o método adequado da sua administração. Para mais informações, contacte a sua equipa de saúde.
Muito provavelmente, quando o seu médico lhe prescreveu a administração diária de insulina pela primeira vez, surgiu a ideia desagradável de ter de se picar com uma agulha todos os dias, correto?
Felizmente, existem canetas de insulina com agulhas praticamente indolores que facilitam a sua adaptação a este tratamento, tornando a administração mais fácil e cómoda.
De seguida, apresentamos um procedimento de 8 passos, bastante simples de realizar, que lhe permitirá ser bem-sucedido nos momentos em que precisar de administrar a insulina.
(veja no vídeo acima os detalhes de cada um!)
Antes da injeção:
O local escolhido deve ser limpo se necessário ou sempre que se encontrar num ambiente com maior risco de infeções (em meio hospitalar, por exemplo)
Depois da injeção:
Descartar a agulha após a administração da insulina e não a reutilizar, de modo a minimizar traumatismos locais
Guardar a insulina que não está em utilização numa prateleira do frigorífico e não na porta, para evitar o efeito das flutuações da temperatura durante a abertura e fecho do frigorífico. Assista ao vídeo "Armazenamento e transporte de Insulina" para mais informações e consulte a sua equipa de saúde.
Para minimizar o risco de acidentes com as agulhas na sua casa, pode armazená-las em separado e levá-las à sua farmácia, para serem recolhidas em contentores adequados.
Há 4 locais mais indicados para administrar a insulina: a região abdominal, a parte posterior dos braços, as nádegas e as coxas.
Uma regra de ouro é variar o ponto de injeção dentro do mesmo local corporal, mantendo uma distância de 3 cm entre cada ponto e, preferencialmente, repetindo o mesmo ponto de 7 em 7 dias, para que não haja problemas na absorção da insulina.
► Manter o local escolhido suficientemente relaxado
► Evitar a administração em local com cicatriz
► Não injetar a insulina nos locais corporais que foram exercitados após uma sessão de atividade física, pois o aumento do fluxo sanguíneo pode aumentar a absorção da insulina, o que pode ser indesejável
Dica extra vídeo: Se após a injeção surgir uma pequena nódoa negra, não se preocupe! Na camada intermédia da pele existem vasos sanguíneos que podem ser rompidos pela ação da introdução da agulha, pelo que podem originar pequenos derrames locais. Pode massajar com um creme com arnica, uma planta excelente para esse efeito, ou com ativos químicos. Aconselhe-se na sua farmácia sobre as melhores opções para si.